Siga o canal do youtube do ogol.com.br
    bet365
    Biografia
    Biografia Jogadores

    Kubala, o último artilheiro mortal do Camp Nou

    Texto por ogol.com.br
    l0
    E0

    Hoje em dia, o Camp Nou é testemunha de que Lionel Messi não é um mortal. O argentino, que já superou a marca dos 600 gols com a camisa do Barcelona, tem números (e futebol) de ET. Podemos dizer, então, que László Kubala foi o último mortal que conquistou a Catalunha com um caminhão de gols. 

    Kubala nasceu em Budapeste, iniciou a carreira no Leste Europeu e chegou a jogar na Itália antes de desembarcar na Catalunha. Chegou em um Barcelona que parecia já não ter o melhor de César Rodríguez, então maior goleador do clube que já caminhava para o final da carreira. 

    Kubala foi considerado desertor na Hungria por fugir do regime comunista no país. Com fama de andarilho, após por pouco não ter viajado com o Torino no avião que caiu na Tragédia de Superga, o húngaro fincou raiz na Espanha. 

    Na primeira temporada inteira que jogou, marcou 38 gols em 26 jogos, ofuscando César Rodríguez, mas com o ídolo, Kubala conquistou duas Ligas e três Copas. A equipe catalã ficou conhecida no período como o time das cinco copas. 

    A trajetória do atacante vestindo blaugrana teve ainda outras duas ligas e duas copas. Foram 196 gols marcados em 254 partidas. Só faltou uma Liga dos Campeões... 

    Na época, enquanto seu compatriota Puskás levou o Real Madrid a cinco títulos de Liga dos Campeões, Kubala conseguiu, no máximo, chegar a uma semifinal. Apesar da ausência do título, Kubala foi, durante décadas, o segundo maior artilheiro da história do Barcelona, atrás primeiro de César Rodríguez, e desde 2011 atrás também de Lionel Messi. 

    Com passagem ainda pela seleção da espanha, pela qual chegou a marcar 11 gols em 19 jogos, embora nunca tenha conseguido jogar uma Copa, Kubala atuou também no Espanyol, ainda na Catalunha, no Zurich, da Suíça, e no Toronto Flacons, do Canadá. 

    D

    Fotografias(3)

    László Kubala (HUN)

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registrados comentários…
    Links Relacionados