bet365
Molho Inglês
Playmakerstats.com

Haaland, humano ou máquina?

2024/04/05
E0
Stephen Gillett, Richard Cole e Alex Lawes adicionam um pouco de "Molho Inglês" para oGol. A coluna é dedicada ao futebol inglês - seja no cenário de clubes ou seleção. Do "Dog and Duck" a Wembley, de Gazza a Wazza, o Playmaker pretende trazer-lhe novos ângulos sobre as histórias que importam.

A Premier League entra na reta final com o trio Liverpool, Arsenal e Manchester City em uma acirrada disputa pelo topo. Todos com chances genuínas de título, em uma corrida que promete ser das mais competitivas e emocionantes dos últimos anos.

O trio de potências sabe que a chave para o título passa pela atuação de seus craques nestes próximos dois meses. No caso do City, Erling Haaland pode ser o diferencial, mas o camisa 9 dos campeões enfrenta sérios problemas no momento.

A máquina de gols emperrou. A sequência de três jogos sem marcar para o Manchester City pode parecer pouco para padrões humanos - mas 315 minutos sem encontrar as redes é uma eternidade para Haaland.

Praticamente anônimo no empate em 0 a 0 do City com o Arsenal no último fim de semana, Haaland recebeu críticas pesadas por mais uma exibição abaixo das expectativas. O lendário, e polêmico, comentarista Roy Keane, ex-jogador do Manchester United, criticou o norueguês sem piedade.

Keane certamente não se conteve ao afirmar que Haaland era "quase como um jogador da League Two (quarta divisão)". Para o ídolo dos rivais, o jogo do atacante é "muito pobre" no geral.

Os comentários do irlandês foram particularmente selvagens (embora não tanto quanto o seu carrinho que encerrou a carreira do pai de Erling em 2001), mas havia um toque de verdade neles. Haaland parece ter passado de um peso pesado de classe mundial para um peso leve em questão de meses.

Então, quão preocupados os torcedores do City deveriam estar? E, inversamente, quão altas devem ser as esperanças dos torcedores do Liverpool e do Arsenal?

Um super-herói em crise de confiança?

Depois de se destacar no RB Salzburg, a ascensão meteórica de Haaland o viu marcar gols em uma taxa assustadora e, desde que ingressou no City em 2022, ele marcou 81 gols em 88 jogos, venceu o 'Triplete' com a equipe de Pep Guardiola e foi alçado ao patamar dos grandes nomes da sua geração .

Não há dúvida de que Haaland é um fenômeno - uma mistura extravagante de velocidade, força e elegância que normalmente aterroriza os melhores defensores do ramo. No entanto, esse não é o Haaland que temos visto no momento. Os últimos meses têm sido marcados por erros incomuns.

Contra o Chelsea, em fevereiro, Haaland falhou um voleio de rotina com o gol à sua mercê. Depois mandou cabeçada para fora a partir de um cruzamento característico de Kevin De Bruyne (algumas coisas não mudam!).

Avançamos um mês para o Derby de Manchester e parecia haver apenas um final possível quando Phil Foden cabeceou de volta para Haaland, a dois metros do gol... mas, NÃO, o goleador extraordinário perdeu de forma ainda mais extraordinária.

Pode não ter sido tão monumental quanto seu erro contra o United, mas a puxeta de Haaland na reta final contra o Arsenal no último fim de semana foi mais uma prova a ser adicionada à sua crescente lista de erros invulgares nesta temporada.

Haaland é apenas humano?

Embora seja fácil entrar na onda e criticar Haaland após a série de erros e exibições ruins, ele deve ser perdoado por ter perdido quase todo o mês de dezembro e janeiro com uma lesão no pé.

E, na realidade, em termos puramente de gols, ele não esteve exatamente mal!

Haaland marcou 10 gols e deu uma assistência em 12 jogos desde que voltou de lesão. Um desempenho que qualquer outro atacante do país aceitaria de bom grado.

Como todos os bons atacantes vão dizer, encontrar as posições certas para perder chances é essencial para marcar gols. Os erros de Haaland em destaque nas últimas semanas podem realmente ser apresentados como evidência de que ele estava no lugar certo, e provavelmente voltará a ser o melhor goleador em breve.

O verdadeiro Erling Haaland vai se apresentar?

Apesar de estarem em terceiro na Premier League, o Manchester City segue sendo favorito nesta temporada. Pela mesma lógica, é de se esperar que Haaland se transformasse novamente de mortal em "Galáctico", carregando os Citizens ao título.

Embora ele pareça um passo atrás fisicamente e mentalmente no momento, ele tem a capacidade única de marcar gols. Algo que simplesmente não desaparece de um jogador.

A única ressalva é que talvez as leis normais do futebol não se apliquem a alguém tão singular quanto Haaland... Talvez habitemos em um universo estranho no qual o melhor goleador da galáxia possa perder completamente o faro de gol?

Os próximos meses serão fascinantes por muitas razões. Assistir a Haaland tentar dar a volta por cima será uma delas.

A forma é temporária, a classe é permanente. Não é?

Texto por Stephen Gillett



Comentários

Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…

ARTIGOS DO MESMO AUTOR

Depois de uma disputa acirrada pelo título, o Manchester City fez o que muitos suspeitavam e conquistou o quarto título consecutivo da Premier League - mas a temporada 2023/24 foi de ...
21-05-2024 15:51
Na Premier League, existem dois veteranos brasileiros que estão encerrando a temporada com suas reputações seguindo direções muito diferentes. Casemiro pode ...
13-05-2024 17:19E1
Pela segunda vez em nove temporadas, não há representação inglesa nas finais da Uefa neste mês. O Aston Villa, último sobrevivente, foi derrotado por 6 a 2 no ...
10-05-2024 11:16